
A Statherapy by Misericórdia da Mealhada tem uma equipa clínica experiente que presta serviços nas seguintes áreas de intervenção:
A osteopatia é uma ciência terapêutica baseada na biomecânica do organismo, que assenta no princípio de que o corpo funciona como uma unidade composta por diferentes partes móveis, tais como: músculos, articulações, órgãos, vísceras, circulação sanguínea e linfática, respiração, etc. Qualquer disfunção numa destas unidades vai afetar o equilíbrio de todo o conjunto e alterar o bem-estar global do indivíduo. O vasto leque de terapêuticas e técnicas manuais de diagnóstico utilizadas em osteopatia permitem restaurar o equilíbrio do corpo, refletindo-se a nível estrutural, funcional e global, e podem ser utilizadas desde o recém-nascido ao idoso.
O pilates é uma forma de exercício baseada em princípios de movimento, tais como a respiração, concentração, centralização, precisão e ritmo. Através dos exercícios de pilates o indivíduo aumenta a sua consciência corporal, melhora o equilíbrio muscular e o alinhamento do corpo durante o movimento. Este exercício melhora a condição física (força muscular, resistência, estabilidade do core, capacidade aeróbia, alívio da dor lombar e cervical e consciência corporal), as funções motoras (controlo/ativação muscular, controlo postural dinâmico, equilíbrio e coordenação) e a saúde psicológica (humor, motivação, alívio do stress, promoção de bem-estar e qualidade de vida). A respiração e a consciência corporal são fundamentais no pilates, que pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer fase da vida.
REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL (RPG)
A Reeducação Postural Global (RPG) é um método científico de avaliação, diagnóstico e tratamento de patologias que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético. A RPG tem por objetivo corrigir alterações posturais e atenuar os sintomas daí resultantes, exercitando o físico de maneira global e respeitando sempre a individualidade, a causalidade dos problemas e a globalidade do corpo.
Este método baseia-se em posturas de alongamento muscular ativo, procurando alongar, em conjunto, os músculos estáticos e respiratórios que provocaram o problema. Durante o tratamento o indivíduo participa de forma ativa na correção das alterações estimulando a sua consciência corporal.
A RPG é aconselhada na maioria das patologias/disfunções do sistema neuro-músculo-
esquelético nomeadamente: hérnias discais ou protusões do disco, escolioses, lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, cervicobraquialgias, ciatalgias, cefaleias/enxaquecas; dores articulares difusas; entre outras do foro respiratório, pós- traumático ou reumatológico. O principal objetivo do RPG é alcançar o equilíbrio das forças musculares que atuam sobre as articulações, assim como a normalização das funções que lhe estão associadas.
O termo “fisioterapia invasiva” descreve o conjunto de técnicas que utilizam uma agulha sólida, aplicando agentes físicos por via percutânea no tecido músculo-esquelético. As principais técnicas utilizadas são a punção seca e a eletrólise, técnicas simples que apresentam bons índices de resultados.
A técnica de punção seca (PS) ou dry-needling baseia-se na introdução de uma agulha no corpo sem introdução de substâncias (semelhante ao que acontece na acupuntura), provocando um estímulo mecânico.
ELETRÓLISE PERCUTÂNEA TERAPÊUTICA
Na eletrólise a corrente terapêutica é aplicada sobre o tecido, criando uma resposta inflamatória; ou seja, ativando a primeira fase de qualquer processo regenerativo paralisado numa tendinopatia. Mediante este processo é destruído o tecido degenerado e é provocada uma fase de resposta inflamatória, necessária para todo o processo de regeneração. É o próprio organismo que inicia a sua recuperação, induzida pelo efeito da eletrólise percutânea terapêutica.
STRETCHING GLOBAL ACTIVO (SGA)
O stretching global activo – SGA é um método de alongamento progressivo, não forçado, que consiste na utilização de auto-posturas de alongamento e musculação em alongamento contra-resistência, aplicadas de forma global e específica para cada indivíduo.
O SGA pode funcionar como preparação para o treino, recuperação do treino, recuperação de lesões ou traumatismos existentes e comportamento preventivo de lesões. O alongamento dos grupos musculares é fundamental para uma prática física saudável, potenciando a força, o equilíbrio, um corpo livre de tensões e uma boa postura.
FISIOTERAPIA DESPORTIVA/PERFORMACE
A fisioterapia desportiva combina atividades e modalidades terapêuticas, de forma a recuperar atletas, prevenir lesões e/ou reverter a inatividade, através de um programa dinâmico de exercícios pensados especialmente para o atleta.
Através da fisioterapia desportiva é possível reabilitar ao nível da força muscular, potência, flexibilidade, resistência, equilíbrio e desempenho cardiovascular. Quanto mais séria é a lesão, mais necessária é a reabilitação. Entre os problemas mais comuns que a fisioterapia desportiva ajuda a tratar encontramos as tendinites, lesões ligamentares, contusões e distensões, entorses, luxações e subluxações, fraturas, abrasões, bolhas, calos, cortes, entre outros. A fisioterapia desportiva funciona com programas individuais de tratamento, pensados especificamente para cada atleta, com equipamentos próprios e adaptados às diferentes idades e condição.