A fisioterapia pode ser aplicada como tratamento em quase todas as áreas da medicina. A intervenção fisioterapêutica inclui exercícios, agentes físicos e os mais variados aparelhos. O ponto de partida são as avaliações funcionais realizadas pelo fisioterapeuta. São o primeiro contato do fisioterapeuta com o paciente e é a partir daí que se define o tratamento, selecionando as abordagens mais adequadas para cada caso.

O tratamento fisioterapêutico deve ser personalizado e ter como principal objetivo, através da prevenção e da reabilitação física, a melhoria funcional do paciente, a redução e eliminação da dor e uma maior qualidade de vida para o paciente.

Devem procurar apoio de um fisioterapeuta, pacientes que sentem dores variadas no corpo, incapacidade para exercer funções anteriormente comuns no seu dia a dia, problemas posturais e/ou que necessitem de acompanhamento para um treino físico mais personalizado. Mas, para além da terapêutica tradicional, a fisioterapia é uma ferramenta importantíssima na promoção da saúde como um todo, podendo contribuir, nas mulheres, para uma melhor gestação; nas crianças, para um desenvolvimento mais equilibrado; ou, nos idosos, para um envelhecimento saudável. A ideia de que a fisioterapia pode ajudar apenas em casos de problemas ortopédicos está, hoje, totalmente ultrapassada.